Computação em nuvem
Basicamente a virtualização surgiu para inovar o conceito de TI no mercado, em meados dos anos 50, foi a solução para os problemas encontrados em servidores x86, pois só rodavam uma única aplicação utilizando um mínimo de recursos, a inovação consiste em simular a existência de um hardware e á partir disso consegue-se criar um sistema de computador virtual. Com isso a virtualização se caracterizou como um processo de eficiência tanto em custo quanto em benefício, pois facilitam a instalação, gerenciamento e também a migração de servidores, sendo assim a solução de ouro para empresas que encontravam problemas nessa área.
A virtualização pode ser definida e separada em dois eixos, tendo seu primeiro eixo baseado em uma fatoração de um servidor físico em servidores lógicos podendo ser representado na figura abaixo:
Onde 5 servidores lógicos se transformam em apenas um servidor virtualizado. No segundo eixo temos em vista uma representação entre hardware e software onde permite o isolamento da camada de hardware e a camada de software onde é encontrada as aplicações e também o sistema operacional, e tudo isso sendo controlado por um software. Sendo assim, a camada de virtualização, mais conhecida como monitor de maquina virtual, tem como papel simular um processador físico, e assim o servidor físico consegue gerar diversos servidores virtuais, chamados de maquinas virtuais, basicamente as maquinas virtuais se encontram em segregação e agregração no mesmo instante, pois elas não tem conexões entre si, mas coexistem em um mesmo servidor físico, tudo isso pode ser notado na imagem abaixo:
Além disso existem outros tipos de virtualizações, mas com os mesmos príncipios básicos, como por exemplo:
A VMware se consiste em ser uma das primeiras empresas a ter como ramo a virtualização, se destacou na construção de softwares que controlem e auxilem a virtualização proposta. Tendo como software “mãe” o VMware vSphere que é caracterizado como uma solução de virtualização sendo baseado no monitor de maquina virtuais, cuja o funcionamento foi citado logo a cima, sendo o originário da computação em nuvem, fornecendo serviços de aplicação e serviçõs de infraestrutura, virtualizando e armazenando recursos de rede e alocando esses recursos e aplicativos com base nas prioridades desejadas. Além de ser o controlador de todos os aplicativos executados no mesmo, para todos os tipos de sistemas operacionais, as diversas funções do VMware vsphere podem ser notadas na imagem abaixo:
Podemos classificar o VMsphere como o software que carrega todas essas disponibilidades, o VMware Vcenter Server, a aplicação dentro desse software que adiministra as demais funcionalidades, podendo tal atitude ser vista notoriamente nessa imagem:
A VMware também disponibiliza diversos outros softwares para todos os tipos de virtualização, como por exemplo:
Vrealize Suite Cloud Management Platform - como o nome mesmo já diz, consiste no gerenciamento de plataformas de nuvem, voltado para o uso corporativo, para mais informações dadas pela VMware sobre tal software, clique
Horizon – Software que se caracteriza a disponibilização de virtualização de desktop, possibilitando o acesso dos usuários finais a todos os desktops virtuais, tudo isso realizado em um espaço de trabalho digital.
Para mais informações dadas pela VMware sobre tal software, clique
Photon Platform - Oferece rede virtual como serviço e consiste em uma plataforma nuvem otimizada por containers, sendo assim, oferecendo ferramentas e serviços sob demanda, possibilitando o uso de aplicativos mordenos.
Para mais informações dadas pela VMware sobre tal software, clique
vCloud NFV – Consiste em virtualização de rede totalmente integrada, disponibilizando recursos de processamento, armazenamento, gerenciamento e operações.
Para mais informações dadas pela VMware sobre tal software, clique
Vmware vSan – Habilita soluções de infraestrutura hiperconvergente, ou seja a integração dos principais componentes de TI, servidor, armazenamento e os elementos de rede em um único lugar
Para mais informações dadas pela VMware sobre tal software, clique
Em suma, todos os produtos da VMware são pagos, entretanto eles disponibilizam uma versão trial de 60 dias, onde você pode ter acesso
a maioria dos produtos para testa-los, isso sem nem precisar efetuar os download dos mesmos, a VMware, disponibiliza uma maquina virtual com o produto
solicitado, sendo assim, deixando abertas milhares de possibilidades para você conseguir realizar os testes no produto que deseja.
e como eu efetuo esse teste? Siga os passos abaixo:
Primeiramente entre no site da VMware, clicando '' e efetue seu cadastro.
Em seguida, no lado superior esquerdo clique em produtos, conforme a imagem abaixo:
Após isso a seguinte tela irá aparecer:
Selecione o produto desejado clicando em cima do mesmo. E após isso, uma nova tela com as especificações do produto selecionado irá aparecer, para concretizar e começar a testar o produto de vez A direita do nome do produto selecionado, clique no botão onde estará escrito "Avaliar o lab. prático", conforme a imagem abaixo:
Após concluido esse feito, a maquina virtual irá se abrir, juntamente com um guia de tudo que ela e o programa desejado são capazes de fazer. Tendo como exemplo, o VMware Sphere após, ter seguido os passos do guia, ter aberto o navegador de internet (da maquina virtual) e logado no Vsphere Web Client(existe um txt na maquina virtual que disponibiliza todas as senhas necessárias) O programa estará pronto para que os testes sejam realizados, conforme a imagem abaixo: